AO TEÓLOGO ESCRITOR

Nossa homenagem aos talentosos teólogos escritores, que falam com as mãos as vivas pronúncias que enriquece-nos de sabedoria e ecoam em nossos sentidos, o conhecimento do Eterno e Autor de toda ciência.

ABTL - SUA FUNDAÇÃO

 

Sobre a ABTL - Academia Brasileira Teológica de Letras

A Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL), fundada em 1º de agosto de 2003 e registrada em 4 de agosto de 2004 (CNPJ 07.048.873/0001-13), constitui-se como uma organização cultural sem fins econômicos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro - RJ, localizada à Rua Teixeira de Freitas, nº 5 - 3º andar - Passeio Público - CEP 20.021-350. A missão da ABTL é a promoção da Palavra de Deus, incentivando a produção literária por meio da Teologia, com o intuito de disseminar a mensagem divina aos que buscam a fé.

Enquanto confraria de pensadores teológicos, a ABTL busca criar e compartilhar um espaço onde indivíduos de fé semelhante possam adorar coletivamente a divindade e discutir questões ético-religiosas que visem elevar o espírito humano, ao mesmo tempo em que se propõem a encontrar soluções para os desafios enfrentados pela comunidade. Este ambiente proporciona um diálogo frutífero entre a teologia e as letras, promovendo um aprofundamento espiritual e intelectual que transcende barreiras e constrói pontes de entendimento.

A ABTL, portanto, se destaca como um farol de conhecimento teológico, promovendo o enriquecimento cultural e espiritual através da interação contínua entre a fé e a razão, guiando tanto seus membros quanto a comunidade em geral em uma jornada de descoberta e iluminação.


 

Quem Somos

A ABTL é uma organização cultural que adveio de uma ideia inspirada, objetivando o estudo e a divulgação da cultura teológica, de forma ampla e dinâmica, compatível à evolução de um mundo moderno e globalizado.

A ideia de formar uma Academia Teológica partiu do Acadêmico Geraldo Magella Rosa, na época, ainda bacharelando em Teologia. Ele foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus, quando assistia à aula do Professor Valtair Miranda. No mesmo dia procurou seus companheiros de turma, Acadêmico Sinval Elias Vieira da Silva e a Acadêmica Maria de Lourdes Machado para participarem da realização de sua vontade de fundar uma Academia.

Após algumas reuniões entre os três (Magella, Sinval e Maria de Lourdes), Sinval criou e propôs o nome Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL), sendo aceito de pronto pelos outros dois. Daí por diante, passaram a formalizar todo processo de realização.

Os três acordaram e o Magella convidou três de seus professores: Acadêmico Elpidio Barros Affonso, Acadêmico Raimundo do Nascimento Filho e Acadêmico Valtair Miranda a fazerem parte da fundação. Estenderam o convite à outra companheira de turma, Acadêmica Gilda Evangelista dos Santos; a outros dois teólogos: Acadêmico Olegario Rodrigues Santiago e Acadêmico Napolião José Vieira da Silva. Juntos, os nove fundaram a ABTL em 01 de agosto de 2003, tendo como Patrono: Jesus Cristo o Mestre dos mestres. 

Magella preparou o Estatuto e o Regimento Interno; Maria de Lourdes criou o medalhão, que é o símbolo e logotipo da Academia.

Affonso criou a estola; Raimundo providenciou o registro da Academia junto aos órgãos competentes; Gilda ajudou muitíssimo na administração.

Assim, numa sucessão de ideias e colaboração todos os nove fundadores, a ABTL se tornou uma realidade. 

A ABTL não está vinculada a nenhuma denominação religiosa e nem concede o seu direito de uso a ninguém de forma isolada. É regida unicamente em consonância ao seu Estatuto e Regimento Interno. Cumpre o seu objetivo promovendo sessões culturais, na certeza de contribuir para o crescimento em conhecimento teológico.

Novos Acadêmicos chegaram para formar Quadros de Membros: Efetivos, Correspondentes e Honorários. Será creditado a cada um de seus componentes um tributo que, por certo ficará perpetuado pelo bom legado deixado. 

 

 

 

Biblioteca - Literaturas Cristãs

 

Aqui você encontra uma série de livros cristãos de Paul C. Jong absolutamente grátis para todos os visitantes.

 Sinta-se à vontade para navegar e solicitar uma cópia dos livros gratuitos. Escolha o seu agora! Você poderá solicitar uma cópia de cada título e no máximo dois títulos  diferentes por vez. Se você desejar continuar recebendo livros impressos, ou se você quiser receber livros adicionais para compartilhar com os seus amigos, precisará inscrever-se para ser um colaborador da Missão Nova Vida e aguardar por nossa aprovação. Oferecemos também estes Livros Cristãos GRÁTIS em e-Pub e PDF, e você poderá baixar estes livros GRATUITAMENTE no seu computador ou dispositivo móvel.

Espaço do escritor e leitor - Livros grátis, inscreva-se

Artigos, reflexões, estudos e notícias

Conheça as nossas literaturas escritas pelos agraciados e inspirados teólogos, homens que formam um exército de mestres comprometidos com o dono de Toda ciência. Nesta página tenha acesso aos inspirados livros, artigos e estudos bíblicos que possuem a riqueza do conhecimento  para aplicação da educação cristã e para expansão dos reais valores do Reino de Deus pelo mundo afora. Como está escrito: 

Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.  (Habacuque 2:14)

 

 

Porque todas as respostas da vida estão no centro da vontade de Deus.

As surpresas da vida podem ser boas e podem ser terríveis, podem ser tristes, podem ser festivas; podem nos chocar com lances de fatalidades, mas existem surpresas que podem ser maravilhosas de tal maneira que despertam em nós o desejo de que se eternizem.

Momentos surpreendentes de coisas boas e ruins, não param nesse mundo na sua rotina de acontecimentos.

Notamos no circulo da vida, em nossa percepção, um percurso contínuo em volta da terra. É como se tudo andasse em círculo no universo e nessas voltas redondas, parece que o que vai, retornará e sempre veremos os semelhantes quadros nesse sistema circulatório das mesmas situações e atividades.

Tudo parece ser reprisado; os problemas são reprisados, maus e bons momentos, são reprisados; o que se resolve hoje, também amanhã terá que ser resolvido; as dores são giratórias, as curas são giratórias; os prantos cessam substituídos pelo consolo e depois o riso, mas o pranto volta e tudo se repete... isso não para!

Assim o tempo vai, flores nascem, murcham, caem as pétalas, renascem, murcham e caem as pétalas; pessoas nascem, crescem, aprendem, esquecem, reaprendem, sofrem, se alegram, tornam a sofrer, se refazem no consolo, e retomam o sofrimento, aprendem a viver e depois morrem e outros nascem e retomam semelhantes períodos no exercício das mesmas experiências. Vem a primavera, verão, outono e inverno e depois: Primavera, verão, outono e inverno e enquanto o tempo em suas estações girar em torno da terra, só assistiremos os reprises das mais inesplicáveis situaçoes repetitivas de dia e noite.  Ainda que não sejam nos mesmos lugares, sobre as mesmas geografias, com as mesmas famílias e povoados, mas os movimentos contínuos não cessarão.

Só conseguimos uma interferência nessa rotatividade, quando deixamos de viver a vida em circulo, subjugados aos mesmos padrões e costumes de uma sociedade sem a luz para trilhar. Para nos libertar do sistema rotatório, temos que avançar na contra mão. Sim, na contra mão do sistema que já é programado para continuar sendo danoso à humanidade. Decida por sair dessa lógica do vai e vem, desses episódios indesejáveis; diga a si mesmo: "Basta, não quero mais... Quero o centro da vontade do Pai! 

Quando damos uma virada ao contrário, convertemos as nossas ações, nos libertamos pela verdade do criador, que nos chama a não sermos conforme o mundo, assim quebramos toda prisão do círculo vicioso ou das contínuas ações da insensatez, rompemos o ritmo de quem era igual a todos; aceitamos ser o que devemos ser, aceitamos o nosso chamado e a singularidade de nossa identidade e missão específica.

Rompemos o círculo quando aceitamos ir para Nínive enquanto os demais navegam para Társis; aceitamos os desafios dos gigantes, enquanto uma tropa inteira assustada nos assiste a derrubá-los; aceitamos atravessar o deserto, enquanto os que querem ser livres sonham com o Egito; aceitamos renunciar nosso egocentrismo, enquanto muitos se aprisionam em suas paixões e sonhos, adormecidos em suas ilusões; aceitamos construir a grande arca, enquanto esperam pelo dilúvio; aceitamos abandonar Sodoma e Gomorra enquanto seus habitantes aguardam nela o duro juízo e a destruição, aceitamos que não devemos olhar para trás, enquanto os simpatizantes, não se dão conta que já estão sendo petrificados como estátua de sal. Enfim, mudamos o nosso curso, estamos nos convertendo, pois enquanto o mundo e todo o sistema andam em círculos, seguiremos numa reta vertical, em direção a Deus, sairemos da lógica, abraçando a fé, olharemos para o alto, orando ao Pai que está nos céus. Vamos interferir a própria rotina e nos lançar no centro da vontade do Senhor que rege todas as coisas.

Procure absorver na intimidade com o seu Espírito a clareza do seu propósito e a particular missão para sua vida. Saia da rotina, abandone os hábitos, os costumes e tradições, não se prenda a reminiscência, clame aos céus, pois o Deus onisciente quer te revelar coisas novas, grandes e firmes que você não sabe e nem pode imaginar.

Vamos lá, pegue outro rumo, não siga mais os passos de quem não sabe para onde vai, seja e pense diferente, saia do meio, viva  a essência do reino que te espera.

Está escrito que, “Cristo sofreu na sua carne, e que devemos está armados com o mesmo pensamento, que aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que nos resta, não seja vivido para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.” I Pedro 4:1 e 2

“... porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.” Eclesiastes 3:17

Saia da roda e siga em frente, olhando pra cima.

Shalom.

Pr. Aroaldo de Oliveira

 

Envie-nos o seu artigo e breve estaremos postando no espaço do escritor

Seu Nome e Cátedra *
Título do Artigo e Texto *
Categoria *
Anexar imagem *

Tamanho máximo do arquivo (Mb): 10

Número máximo de arquivos: 1

DICAS LITERÁRIAS
2025-04-09 23:37     Planejar para Ensinar e Transformar: Um Manual de D...

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome *
E-mail *
RG *
CPF *
Data de Nascimento *

Gênero

 *
Nacionalidade *
Natural de *
Estado Civil *
Casado com *
N° de Filhos *
Filiação: Pai *
Filiação: Mãe *
Celular / WhatsApp *
Rede Social *
Endereço *
Bairro *
Cidade *
Estado *
CEP *
Profissão *
Data da Diplomação *
Cátedra de Número: *
Presidente da ABTL *

Sua Credencial

 *

Já tem literaturas escritas?

 *
Se sim, quantas obras? *
Títulos das obras escritas *

Formação Teológica

 *
Qual a importância dessa instituição para você? *

Contate-nos

E-mail:

contato@abtl-academicos.com.br